CAO



Enquadramento

O Centro de Actividades Ocupacionais é uma resposta social que atende particularmente jovens e adultos com deficiência intelectual moderada, grave ou profunda, com idade igual ou superior a 16 anos, cujas incapacidades não lhes permitem a passagem a uma Formação Profissional e à sua integração socioprofissional. Atende 60 jovens e adultos, na sede da Instituição e 35 no Centro de Santo Amaro em Casal Comba - Mealhada.

Objectivos

Tem como filosofia base a implementação de uma política de reabilitação, integração social e protecção às pessoas com deficiência moderada, severa e profunda através do "desenvolvimento de actividades ocupacionais tendentes fundamentalmente a assegurar condições de equilíbrio físico e psicológico". Pretende-se, acima de tudo, dignificar e valorizar a qualidade de vida destes jovens e adultos enquanto cidadãos de pleno direito. (Decreto-Lei n.º 18/89 de 11 de Janeiro).

As actividades desenvolvidas têm em conta o perfil individual de cada cliente, definindo-se um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Sempre que possível, as actividades complementares são desenvolvidas na comunidade, recorrendo a parcerias. Paralelamente às actividades definidas no PDI, são ainda realizadas diversas acções de carácter lúdico, cultural e desportivo, desenvolvendo-se competências dos domínios do biológico, psicológico e social.

O Centro de Atividades Ocupacionais, no edifício sede, está organizado em três grupos, de acordo com as especificidades/características de cada cliente e de acordo com as atividades/áreas de intervenção delineadas para cada grupo. Assim, temos O CAO Bem-Estar, que se destina a clientes com deficiência intelectual grave ou profunda e que tem como objetivo promover o bem-estar, a saúde, o desenvolvimento pessoal, a autonomia e a integração social através da realização de atividades de bem-estar, estimulação cognitiva e sensoriomotora, no sentido da manutenção de capacidades e promoção da sua qualidade de vida.



Desenvolvem-se neste grupo as seguintes atividades:

Sons e Ritmos
Movimento e terapia
Jogo e movimento
Caminhada
At. ao ar livre
Espaço Zen
Trabalhos Manuais
-
At. Aquática
At. Física adaptada
Eq. Terapêutica
Fisioterapia
Hidroterapia



O CAO Autónomo que tem como finalidade proporcionar o desenvolvimento e manutenção das capacidades/competências dos jovens com deficiência intelectual moderada ou grave, através da realização de atividades ocupacionais que promovem a sua autonomia pessoal e social e a estimulação da sua criatividade e expressão artística.

Objetiva-se, ainda, promover a sua qualidade de vida, o seu desenvolvimento físico, intelectual e afetivo, valorizando-os como cidadãos de pleno direito.

Desenvolvem-se neste grupo as seguintes atividades:
Apoio à cozinha
Ler para não esquecer
Autorepresentação
Corpos com Ritmo
Expressão Plástica
Oficina de Artes Plásticas
Confeitaria da Marca
-
At. Aquática
At. Física adaptada
Eq. Terapêutica
Fisioterapia
Hidroterapia


O CAO Socialmente Útil que se destina a clientes com deficiência intelectual moderada e que tem como objetivo "promover a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência de forma a permitir-lhes o desenvolvimento possível das suas capacidades sem qualquer vinculação a exigências de rendimento profissional ou de enquadramento normativo de natureza jurídico-laboral" (Portaria nº 432/2006 de 3 de Maio).

Estas atividades podem ser desenvolvidas na APPACDM de Anadia ou em estruturas específicas existentes na comunidade, de acordo com protocolo de parceria estabelecido para o efeito. Pretende-se com este grupo promover a sua autonomia, o desenvolvimento da sua personalidade, criatividade, solidariedade e cidadania ativa e participativa, sentido de responsabilidade e capacidade de escolha e decisão (autodeterminação);

Pretende-se, ainda, promover rotinas laborais básicas e hábitos de trabalho diários, realizando atividades socialmente úteis e prestando serviços à comunidade.

Desenvolvem-se neste grupo as seguintes atividades:
Oficina de Artes plásticas
Oficina de cerâmica
Agricultura
Jardinagem
Esmaltina
Corpos com Ritmo
Grupo musical
Lojinha
Manutenção de veículos
Manutenção de roupa
Apoio à piscina
Apoio ao Picadeiro
Ler para não esquecer
Comunicação social
Autorepresentação
Confeitaria da Marca
Reciclagem
TCI
Ciclismo
-
At. Aquática
At. Física adaptada
Eq. Terapêutica
Fisioterapia
Hidroterapia


Paralelamente às atividades definidas, são ainda realizadas diversas atividades de caráter lúdico, cultural e desportivo.

Serviços Complementares


Parceiros