O nosso Logotipo

Os símbolos são as linguagens que tatuam as identidades das organizações.

A APPACDM Nacional, fundada a 2 de fevereiro de 1962, escolheu como símbolo para a sua organização, duas velas, uma acesa e outra apagada. O dia 2 de fevereiro, dedicado à Nossa Senhora das Candeias, inspirou o criador do logótipo que aproveitou a ideia da luz, sinónimo de vida. Esta luz é simbolizada pela vela acesa com chama suficientemente grande que, intencionalmente inclinada no sentido da vela sem chama, transmite solidariamente calor, Luz e Vida à vela apagada. A vela acesa representa a Pessoa sem Deficiência e a vela sem chama simboliza a Pessoa com Deficiência.

A ideia dominante era a da existência, numa mesma sociedade, de indivíduos com capacidades e competências diferentes, numa lógica de participação distinta.

Hoje temos a certeza de que somos essencialmente e radicalmente iguais numa lógica de diferenciação positiva que nos humaniza.

Urge, então, estimular os valores da solidariedade, da cooperação e da partilha em que cada um, no pleno exercício da cidadania e assente no princípio da igualdade, poderá contribuir para uma sociedade mais justa e melhor.

É neste contexto que emerge a pertinência de um novo símbolo, que desenhe os diálogos que fomos criando ao longo destes 25 anos e com o qual nos identificamos:

Duas velas, porque preservamos a identidade e duas chamas unidas porque a parte luminosa da existência arde em todos de forma igual.




Logotipo Atual

Fig.1 - Logotipo Antigo

Logotipo Atual

Fig.2 - Logotipo Atual




Parceiros